Vinícola lança em Niterói novo destino enoturístico na Serra Gaúcha
A Casacorba escolheu Niterói para lançar o novo destino Enoturístico e Gastronômico da Serra Gaúcha, durante concorrido jantar de harmonização de vinhos no restaurante Malbek, em Icaraí.
A vinícola produz 26 rótulos, sendo oito tintos, seis brancos, seis tipos de destilados, um azeite e um suco integral. Todos são mostrados na visita guiada pela propriedade, acompanhada por diferentes experiências com degustação. O passeio se completa no Wine Bar e no restaurante de cozinha contemporânea. Os visitantes podem se hospedar em charmosas cabanas.
A propriedade fica na cidade gaúcha de Nova Roma do Sul. Tem 60 hectares a 700 metros de altitude, com a agricultura integrada à natureza, sendo 50% destinada ao cultivo das uvas.
O enólogo Tiago Bergonzi diz que ali são colhidas as uvas Tannat; Merlot; Cabernet Sauvignon; Cabernet Franc; Marselan; Malbec; Sangiovese e Pinot Noir, além das brancas Chardonnay; Moscato; Gewurztraminer e Riesling Itálico.
A produção em 2022 alcançou 150 mil garrafas, sendo a metade de espumantes, 40% de vinho e 10% de suco de uva. A produção conta com 59 barricas de carvalho (francês e americano) e 49 tanques de aço inox. O dono da vinícola, Nico Tassaro, conta que a Casacorba nasceu em 1999, na bucólica Nova Roma do Sul.
Ao chegarem lá, os visitantes vão conhecer a bonita história e o sonho realizado da família que desembarcou no Brasil em 1888, com mudas e videiras na bagagem e a esperança de realizar um projeto de vida na fértil Serra Gaúcha.
Nova Roma do Sul tem 3,5 mil habitantes e está a 48 quilômetros de Caxias do Sul e a 169 quilômetros de Porto Alegre.
Escrito por Gilson Monteiro, Coluna Niterói de Verdade.
Mais matérias

Tannat Day
Conheça um pouco mais sobre esta variedade que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado internacional.
Ver mais