Vinícola lança em Niterói novo destino enoturístico na Serra Gaúcha
A Casacorba escolheu Niterói para lançar o novo destino Enoturístico e Gastronômico da Serra Gaúcha, durante concorrido jantar de harmonização de vinhos no restaurante Malbek, em Icaraí.
A vinícola produz 26 rótulos, sendo oito tintos, seis brancos, seis tipos de destilados, um azeite e um suco integral. Todos são mostrados na visita guiada pela propriedade, acompanhada por diferentes experiências com degustação. O passeio se completa no Wine Bar e no restaurante de cozinha contemporânea. Os visitantes podem se hospedar em charmosas cabanas.
A propriedade fica na cidade gaúcha de Nova Roma do Sul. Tem 60 hectares a 700 metros de altitude, com a agricultura integrada à natureza, sendo 50% destinada ao cultivo das uvas.
O enólogo Tiago Bergonzi diz que ali são colhidas as uvas Tannat; Merlot; Cabernet Sauvignon; Cabernet Franc; Marselan; Malbec; Sangiovese e Pinot Noir, além das brancas Chardonnay; Moscato; Gewurztraminer e Riesling Itálico.
A produção em 2022 alcançou 150 mil garrafas, sendo a metade de espumantes, 40% de vinho e 10% de suco de uva. A produção conta com 59 barricas de carvalho (francês e americano) e 49 tanques de aço inox. O dono da vinícola, Nico Tassaro, conta que a Casacorba nasceu em 1999, na bucólica Nova Roma do Sul.
Ao chegarem lá, os visitantes vão conhecer a bonita história e o sonho realizado da família que desembarcou no Brasil em 1888, com mudas e videiras na bagagem e a esperança de realizar um projeto de vida na fértil Serra Gaúcha.
Nova Roma do Sul tem 3,5 mil habitantes e está a 48 quilômetros de Caxias do Sul e a 169 quilômetros de Porto Alegre.
Escrito por Gilson Monteiro, Coluna Niterói de Verdade.
More posts
A história contada em sentidos
Vinhos, espumantes, destilados, sucos e azeite de oliva Casacorba nascem de uvas, oliveiras e cana-de-açúcar cultivadas na propriedade de 60 hectares em Nova Roma do Sul, na Serra Gaúcha
Ver mais