A perfumada e elegante Cabernet Franc
A Cabernet Franc está entre as variedades de uva mais importantes e antigas do vinho.Casta fundamental em um dos berços do vinho mundial, Bordeaux, na França, sua história é muito antiga e conta com uma seleta lista de descendentes.
Uva com descendentes nobres
Citada pela primeira vez há mais de 500 anos, ainda com outro nome, Breton, a Cabernet Franc é responsável direta por duas outras uvas do primeiro time do vinho. Por cruzamentos naturais, ela deu origem à Cabernet Sauvignon, em conjunto com a Sauvignon Blanc, e à Merlot, junto com a bem menos conhecida Magdeleine Noire des Charentes. A primeira injustiça? Com o tempo, suas crias tornaram-se mais famosas e conhecidas que ela própria.
Junto com suas descendentes, a Cabernet Franc ocupa papel muito importante em vinhos de corte na já mencionada região de Bordeaux. Por florescer e amadurecer em momentos diferentes da Cabernet Sauvignon e da Merlot, a casta é uma espécie de “seguro” caso ambas não consigam atingir a melhor qualidade por conta, principalmente, de condições climáticas adversas. Com a Franc em boas condições, sua participação no blend é aumentada e se “salva” uma safra. Outra clara injustiça: salva não leva a fama!
As melhores expressões da Cabernet Franc
A principal característica da Cabernet Franc é sua elegância. Ainda na França, é no Vale do Loire que ela vai atingir seu ápice, geralmente em vinhos varietais e não em cortes como em Bordeaux. As características de clima e solo da região permitem um amadurecimento completo da uva, que consegue expressar deliciosas notas de framboesa e grafite, podendo durar por décadas nas melhores safras.
Além da França, diversos outros países plantam a variedade que, quase sempre, como acontece em Bordeaux, acaba, incógnita, dentro de vinhos de corte, tirando seu protagonismo. A Itália tem ótimos Cabernet Franc, bem como a Argentina e, claro, o Brasil, especialmente na Serra Gaúcha, onde o clima não tão quente e os solos mais úmidos são propícios para o seu cultivo.
Como aproveitar o melhor da Cabernet Franc
Quem ama vinhos elegantes, sutis, mas com muito caráter vai se apaixonar ao primeiro gole pela Cabernet Franc. Ao mesmo tempo em que são delicados, seus marcantes aromas florais e de fruta vermelha fresca são bastante distintos e fáceis de reconhecer. O vinho é um meio-termo entre a potência da Cabernet Sauvignon e as notas mais adocicadas e aveludadas da Merlot.
Na gastronomia, os vinhos da Cabernet Franc são muito versáteis, justamente pela boa acidez e amabilidade. Vão bem com uma série de diferentes preparações, como pizzas, massas com molho vermelho e ervas e carnes vermelhas grelhadas, como cordeiro.
A Casacorba fez justiça à variedade com o Casacorba Terroir Cabernet Franc, da safra 2020. Um vinho exemplar e representativo do clássico e elegante varietal.
Mais matérias
Serra Gaúcha, o terroir dos espumantes
Um dos melhores lugares no mundo para a produção de vinhos espumantes fica na Serra Gaúcha. Saiba o porquê!
Ver mais