Cinco curiosidades sobre a Marselan
A Marselan foi deliberadamente criada em 1961 pelo francês Paul Truel, um estudioso responsável pela origem de mais de dez novas variedades de uvas. A variedade foi originada no cruzamento de Cabernet Sauvignon e Garnacha, com o objetivo de ter uma variedade produtiva e de bagas grandes.
Seu nome se refere à cidade de Marseillan, na costa mediterrânica, onde fica a coleção de uvas do INRA, o Instituto Nacional de Pesquisa Agrícola.
…reconhecida por outro
O cruzamento funcionou, mas o resultado não foi bem o esperado. A Marselan acabou tendo bagas pequenas, fazendo com que fosse inicialmente desprezada por não alcançar os altos rendimentos buscados na época do seu surgimento.
Anos depois, porém, a variedade é redescoberta, com o mercado do vinho buscando uvas que combinavam alta qualidade e boa resistência a doenças. Assim, somente em 1990 esta cultivar foi incluída no registro oficial das variedades.
Um varietal ainda raro
A Marselan, apesar de já ter uma história de algumas décadas, ainda é uma variedade largamente desconhecida no mundo. Além da França, que conta com a maior área plantada, a uva tem cultivo significativo na Espanha, Estados Unidos, Argentina e Brasil.
Bom potencial de envelhecimento
Os vinhos de Marselan são geralmente aromáticos, muito tintos e bem estruturados, com taninos bem presentes mas macios. A combinação de Cabernet Sauvignon e Garnacha funcionou bem, e os bons exemplares de Marselan são vinhos que devem envelhecer com qualidade, e por um bom tempo.
Autorizada para Bordeaux
Bordeaux é a região francesa de maior relevância no mundo dos vinhos. Até 2021, apenas seis variedades tintas eram permitidas na elaboração dos vinhos da região. Porém, preparando-se para as mudanças climáticas e novas demandas do mercado, naquele ano a região aprovou a entrada de outras variedades em seus vinhos, dentre elas, a Marselan.
E para celebrar o Marselan Day, propomos um brinde com o Casacorba Terroir Marselan Safra 2021, elaborado com 100% do varietal, proveniente de vinhedos próprios muito bem adaptados na propriedade da vinícola, situada em Nova Roma do Sul.
More posts
A perfumada e elegante Cabernet Franc
Uma das castas mais clássicas - e talvez das mais injustiçadas - do mundo do vinho é celebrada no dia 4 de Dezembro.
Ver mais